Licitações
Pregão Eletrônico
O pregão é a modalidade licitatória criada pela lei 10.520, de 17 de julho de 2002, destinada à aquisição e contratação de bens e serviços comuns, qualquer que seja seu valor. Diferente das outras modalidades, o pregão tem o diferencial de analisar primeiramente o preço, para em uma etapa posterior analisar a habilitação do vencedor. Esta peculiaridade torna o processo mais ágil e com maior redução dos valores ofertados.
O pregão pode ser realizado na forma ‘’presencial “ ou ‘’ eletrônica” decorrente do permissivo legal instituído pela lei federal nº 10.520/02, art 2º , §1º:
Art. 2º
- 1º Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação especifica.
Nos dias atuais é quase que inaceitável, salvo quando ocorre do órgão público não ter acesso à internet, utilizar a modalidade de pregão presencial e não utilizar o pregão eletrônico, pois as vantagens são incontestáveis.
A vantagem mais importante é a exclusão de limitação física, como exemplo uma Prefeitura do Estado do Ceará irá realizar um pregão de medicamentos, na modalidade presencial, o numero de fornecedores seria reduzido devido à limitação geográfica, já em uma licitação por pregão eletrônico o numero de fornecedores é exponencialmente maior, pois qualquer distribuidor de medicamento que possua sede no país poderá participar, sem contar que com a utilização do sistema BBMNET o edital de pregão eletrônico será divulgado pela rede de corretores da Bolsa, aumentando a disputa e reduzindo de forma expressiva o valor de fechamento do produto.
Outra grande facilidade do pregão eletrônico é que o sistema BBMNET possibilita conectar-se com o sistema ERP do órgão público, trocando informações on-line de forma a reduzir os processos administrativos , trazendo agilidade e transparência a todo processo licitatório.
A Corretora Renato acredita que esta modalidade licitatória é uma ótima ferramenta para trazer transparência para as compras realizadas com verba publica, tornando a relação da população com sua prefeitura muito mais conectada, pois todos os pregões podem ser acessados por qualquer pessoa, pois é publico e transparente, no sistema BBMNET o contribuinte tem a oportunidade de acompanhar como o dinheiro pago em impostos está sendo investido.
Sistema BBMNET
No início da década de 2000, oito bolsas de mercadorias regionais, com a participação da então BM&F-Bolsa de Mercadorias e de Futuros, iniciaram as tratativas para se organizarem uma única bolsa de mercadorias de âmbito nacional e fundaram a Bolsa Brasileira de Mercadorias.
Com larga experiência em leilões eletrônicos, a nova Bolsa se apresentou ao Governo Federal como uma alternativa interessante para desenvolver sistema de contratações por pregões eletrônicos aos estados, municípios e empresas estatais. Com uma sinalização positiva do Governo, neste mesmo ano, foi implantado pela Bolsa o SEUP – Sistema Eletrônico Unificado de Pregões, sendo a primeira plataforma desenvolvida para pregões eletrônicos como modalidade de licitação a entrar em atividade no Brasil. O Estado do Mato Grosso do Sul realizou o primeiro Pregão no SEUP, no final de 2001.
Um pouco mais tarde, em 2002, o Governo Federal, reconheceu a importância das bolsas de mercadorias na administração de leilões e pregões e sinalizou positivamente ao Congresso Nacional para reconhecer no projeto de conversão da Medida Provisória que criou o pregão como modalidade de licitação a participação das bolsa no apoio técnico e operacional aos órgãos promotores de licitações na modalidade eletrônica. É por essa razão que os parágrafos 2º e 3º do Artigo 2º da Lei 10.520/2002 prevêm a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos promotores de licitações na modalidade eletrônica.
Em 2010, com a experiência de 8 anos em pregões eletrônicos, a Bolsa Brasileira de Mercadorias iniciou o desenvolvimento da plataforma eletrônica atual, denominada “BBMNET Licitações”, muito mais robusta e reconhecida como uma das mais modernas e eficientes do País. Esse sistema foi cuidadosamente criado para atender às necessidades dos promotores de licitações e licitantes, com o emprego de recursos de tecnologia de ponta. O BBMNET Licitações é uma plataforma completa e oferece varias vantagens aos seus usuários.
Compras na Bolsa
O sistema BBMNET disponibiliza também para o mercado privado está excelente ferramenta de compras , onde as empresas conseguem resultados expressivos em redução de custos , rotinas operacionais mais ágeis e toda a rede de corretoras trabalhando em busca do melhor fornecedor com o menor preço.
O sistema Compras na Bolsa é utilizado por diversos órgãos privados como o COI – Comitê Olímpico Brasileiro e o Senac RJ , utilizam o sistema a mais de 5 anos outro grande comprador do sistema são as Lojas Americanas que compram de matérias de escritório a prateleiras para suas lojas, com grande economia em suas compras as Lojas Americanas preza pela transparecia e agilidade nos processos , pontos que a bolsa atingiu de forma espetacular.
A corretora Renato também se destaca neste nicho da Bolsa , pois através de seus diretores conseguiu contratos de parceria com diversos hospitais do grupo Instituto de cardiologia, que se utiliza do sistema a mais de 10 anos, demonstrando a confiança no sistema de pregão eletrônico da Bolsa.
Atuação
Dentro do sistema de licitações da Bolsa Brasileira de Mercadorias, a CORRETORA RENATO se destacou como uma das corretoras pioneiras no Rio Grande do Sul a assessorar os fornecedores nos pregões eletrônicos. Desde 2004, praticamos um sério trabalho na área, fazendo da satisfação dos fornecedores e prefeituras municipais o nosso principal objetivo.
A Corretora Renato atua todo o suporte operacional para os fornecedores através de busca constante de oportunidades de negocio e assessoria nos certames, após o fornecedor demonstrar interesse no certame , solicitamos a proposta eletrônica e realizamos o cadastro e posteriormente a disputa no pregão, após o pregão passamos o resultado e caso haja interesse interpomos o recurso no próprio chat do sistema, atuando de forma completa desde o inicio do pregão até sua conclusão.
Além de dar assistência às empresas interessadas em participar dos processos licitatórios, a CORRETORA RENATO desenvolve um trabalho na divulgação do sistema, para assinar novos contratos de utilização do sistema da BBM. Dentre as prefeituras e órgãos cadastrados, destacam-se a P.M de Canela e a Fundação Universitária de Cardiologia.
Com relação aos fornecedores cadastrados, a CORRETORA RENATO possui clientes espalhados pelos diversos estados da federação, participando semanalmente de certames em todo o Brasil. Esses clientes já obtiveram êxito em pregões eletrônicos de prefeituras espraiadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Ceará.
A CORRETORA RENATO segue trabalhando de maneira séria e honesta pra a expansão do mercado de licitações públicas. Continuamos a divulgar e levar o nome da BBM a todos os interessados em participar de processos licitatórios através de uma instituição sólida e estabelecida no mercado. Por se tratar de um mercado dinâmico, que visa uma melhor agilidade e transparência, seguimos nos aperfeiçoando e melhorando a cada dia, buscando incessantemente satisfazer plenamente todas as partes envolvidas.
Entendemos que o BBMNET é a ferramenta perfeita para um bom sistema de compras. Sua facilidade, clareza, interação, transparência e agilidade favorecem prefeituras e fornecedores, satisfazendo governantes e empresas. E dentro de todo esse processo, encontra-se a CORRETORA RENATO, sempre pronta a ajudar e trabalhar no que se faz necessário para o bom funcionamento das licitações públicas.